Ladainha de Nossa Senhora: o significado de 13 invocações curiosas


Ladainha de Nossa Senhora: para começar, a palavra ladainha tem origem grega e quer dizer súplica. Desde o início da Igreja, as ladainhas foram utilizadas para indicar as súplicas rezadas em conjunto pelos fiéis, particularmente durante as procissões. 

Quando a casa na qual Nossa Senhora havia morado na Terra Santa foi transportada milagrosamente para a cidade de Loreto, na Itália, em 1291, o milagre espalhou-se rapidamente e deu início a numerosas peregrinações. Com o tempo, uma série de súplicas a Nossa Senhora foi sendo composta pelos peregrinos, que a invocavam pelos seus mais importantes títulos espirituais. 

Essas ladainhas, que passaram depois a ser cantadas no santuário, foram popularizadas pelos peregrinos em todo o mundo católico. É por causa da sua origem no Santuário de Loreto, aliás, a mais tradicional ladainha em honra à Santíssima Virgem é chamada  de "ladainha lauretana".

Algumas invocações foram acrescentadas pelos Papas ao longo dos tempos, outras agregadas para honrar a proteção de Nossa Senhora a alguma Ordem religiosa, como fazem os carmelitas [eles acrescentam quatro invocações próprias à ladainha lauretana]. O corpo central das ladainhas permanece o mesmo.

________________________________________________

#SalveMaria #TotusTuus

continua...

Comentários

Postagens mais visitadas